20.11.06

Skype lança primeiro serviço móvel

IDG NOW!

Dublin - Na Europa, X-Series permite ligações por VoIP a partir de celulares por taxa fixa.

O Skype lançou nesta quinta-feira (16/11) seu primeiro serviço móvel de voz sobre IP em colaboração com uma operadora - a 3 Group, no caso - que oferecerá a seus clientes testes.

Clientes da 3 poderão fazer chamadas gratuitas pelo Skype para outros usuários de Skype no celular ou no PC ao redor do mundo. Para usar o serviço, clientes deverão se inscrever em planos de dados mensais da operadora.

A operadora ainda não revelou os preços dos planos, mas diz que incluirá uso ilimitado. Para usuários de telefonia móvel que queiram ligações internacionais, a novidade poderá oferecer quedas significativas de gastos, dependendo do custo de assinatura.

"É possível atualmente que 136 milhões de usuários do Skype se libertem do PC e usem o Skype onde eles estiverem", disse Niklas Zennstrom, chief executive office do Skype, falando nesta quinta-feira (16/11) em Londres como parte do lançamento bolado pela 3.

O software no telefone parece com a versão para computadores, disse ele. Usuários podem checar se seus contatos estão online e clicar em seus nomes para fazer ligações.

Serviços pagos do Skype como o SkypeIn ou SkypeOut se tornará disponíveis para clientes móveis no próximo ano, disse Zennstrom. SkypeIn dá aos clientes um número de telefone que permite que linhas convencionais usem para chamar o usuário. Já o SkyOut permite ligações mais baratas para telefones convencionais.

O Skype já oferece um aplicativo para o Microsoft Pocket PCs, baixado por 5 milhões de pessoas em todo mundo. No entanto, usuários têm que caçar hotspots para acessar Wi-Fi ou usar conexões GPRS, o que pode levar a grandes gastos no fim do mês, disse Zennstrom.

Como o serviço da operadora 3 tem apenas uma taxa para uso ilimitado, o público não terá medo de ter contas caras por usar o Skype móvel, disse ele.

O serviço, batizado de X-Series, estará disponível no Reino Unido a partir do dia 1º de dezembro e chegará, eventualmente, a outros mercado cobertos pela operadora.

Um porta-voz da empresa de relações públicas que representa o Skype afirmou que o novo software funcionará apenas para o modelo N73, da Nokia, um dos dois aparelhos lançados no evento.

Uma porta-voz da 3 não soube informar quando o W950i, da Sony Ericsson, o outro aparelho compatível com o serviço da 3, também suportaria a novidade.

Fãs do sistema operacional Symbian, que roda em smartphone da Nokia, sempre quiseram ver o software do Skype integrado à plataforma. Em outubro, o Skype prometeu que atrasaria o aplicativo para Symbian até o final do ano.

Parte do conglomerado Hutchison Whampoa, a operadora 3 Group tem 14 milhões de usuários móveis em países como Irlanda, Áustria, Dinamarca, Itália, Austrália e Hong Kong.

Nenhum comentário: