5.2.07

Net acelera expansão da cobertura para acirrar disputa com as teles

Convergência Digital


O serviço de telefonia, através do Net Fone, em parceria com a Embratel, e o Virtua, de acesso banda larga, foram os principais motores para o crescimento da Net Serviços em 2006, disse o presidente da companhia, Francisco Valim, em teleconferência com a imprensa realizada nesta sexta-feira, dia 02/02/07.

"Tivemos um forte desempenho operacional em 2006. Os produtos de banda larga e de telefonia alavancaram nosso resultado, muitas vezes, trazendo clientes para o nosso negócio maior que é a TV por assinatura", informou Valim.

"Além disso, essa oferta complementar permitiu causar alguma concorrência onde não existia", completou o executivo, sem perder a oportunidade de "alfinetar" as operadoras de telefonia fixa.

E não se pode deixar de admitir. O Net Fone foi um produto de sucesso para a Net Serviços. Lançado em abril de 2006, em parceria com a Embratel, o produto conquistou 182 mil assinantes. "O melhor de tudo é que esses assinantes contratam banda larga e TV por assinatura. Eles são clientes triple play (telefonia, banda larga e TV por assinatura)", comemorou Valim.

O Virtua, banda larga, da Net registrou, em 2006, um crescimento de 98%, com 727 mil assinantes ante 366 mil registrados no final de 2005. Não à toa, os planos da Net são agressivos para a parte de infra-estrutura. A proposta da companhia é levar a rede bidirecional - capacitada para o provimento dos produtos de banda larga e telefonia - para cinco milhões de domicilios até o final deste ano.

"Certamente vamos crescer na oferta de telefonia e banda larga ao expandirmos nossa cobertura", destacou o presidente da Net Serviços, sem no entanto, querer fazer previsões de percentuais com relação aos dois produtos.

A previsão da Net é investir R$ 650 milhões na digitalização e na expansão da cobertura da rede até o final deste primeiro semestre. Os investimentos, lembra Valim, já começaram no último trimestre de 2006. "Já gastamos R$ 123 milhões nos últimos três meses", destacou Valim. O serviço Net Digital, presente, atualmente, em três cidades - Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horiznonte - deverá chegar a mais 10 até o final deste ano. Já a bidirecionalidade deverá alcançar mais de 90% da rede até o final do ano.

Com toda a aposta na oferta convergente de serviços, a Net, pelo menos, por enquanto não tem planos imediatos de alianças comerciais com a Claro, operadora móvel de telefonia do Grupo Telmex. Segundo Valim, já foram feitas duas ações pontuais com a operadora, mas, agora, não há nenhuma ação em planejamento. "Não estamos sentando para conversar qualquer aliança", assegurou.

Todos os projetos de expansão não contam com a rede da Vivax, empresa de TV por assinatura, presente em 1,3 milhão de domícilios, em outubro do ano passado, assegurou Francisco Valim, uma vez que, até o momento, a Anatel ainda não aprovou a compra.

"Podíamos até fazer parcerias, como nossas concorrentes estão fazendo sob brechas, mas não achamos corretos. Só vamos mexer com a Vivax quando tivermos a aprovação do negócio. Mas, não vejo dificuldades para uma integração porque a infra-estrutura da Vivax já é 90% bidirecional", completou Valim.

A Net Serviços de Comunicação S. A., multi-operadora de serviços via cabo da América Latina, com serviços integrados de TV por assinatura, Internet em banda larga (Vírtua) e voz (Net Fone via Embratel), fechou o ano de 2006 com receita líquida de R$ 1,936 bilhão, um aumento de 22% em relação a 2005, quando atingiu R$ 1,593 bilhão. A receita bruta apresentou um aumento de 25%, saindo de R$ 1,968 bilhão em 2005 para R$ 2,467 bilhões em 2006.

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