13.3.07

Fonar, com o código 13, entra na briga da telefonia e testa WiMAX e WiMesh

Convergência Digital

Ainda neste mês, a Fonar, operadora de telefonia fixa no modelo "espelhinho", controlada 100% pelo empresário Janilson Azevedo Dantas, proprietário da Farmácia dos Pobres, que possui 52 lojas distribuídas por Recife, Salvador e Campina Grande, entra em operação na região metropolitana do Recife.

Inicialmente a Fonar, revela em entrevista ao Convergência Digital, o diretor-geral da espelhinho, Antonio Carlos Meira, irá focar sua atuação no mercado de voz. A operadora está na briga pela licença do WiMAX e testa equipamentos de três fornecedores. Também testa o WiMESH. Valores aportados no negócio não foram revelados, assim como, o executivo preferiu não revelar os nomes dos fabricantes envolvidos nos pilotos.

"Vamos vender o serviço de voz, inicialmente, na região metropolitana de Recife, através do código 13. A idéia é ofertar um preço muito atrativo nas ligações locais e interurbanas", revelou o diretor geral da Fonar, Antonio Carlos Meira. "Não tenho nenhum temor da concorrência das provedoras de VoIP ou do próprio Skype, ou mesmo, das teles. Saberemos atuar nos nichos com preços e produtos desenhados de acordo com a demanda do cliente", acrescentou o executivo.

Sem querer adiantar maiores detalhes da operação, Meira diz apenas que dentro de três meses, a Fonar colocará um serviço à disposição das camadas C, D e E. Será como um miniposto telefônico -com telefones públicos, os populares 'orelhões',mas com conforto para efetuar a ligação - instalado nas lojas da Farmácia dos Pobres, de propriedade do controlador da Fonar.

"O serviço é o locutório, uma idéia que não é nossa. Nós estamos replicando um modelo de sucesso na Argentina. É uma iniciativa comum lá. Aqui, vamos criar essa demanda porque tem muita gente com essa necessidade", destacou Meira. Como as lojas da Farmácia dos Pobres, que atua no setor há 130 anos, e com lojas em Salvador e Campina Grande, na Paraíba, pode-se deduzir que as próximas áreas de atuação da Fonar serão essas cidades.

Na briga do WiMAX/WiMESH

"Não temos como revelar nossa expansão. Esse projeto está sendo desenhado há dois anos. Não é fácil montar uma operação de telecom no Brasil. É a realização de um sonho do Janilson(proprietário da Farmácia dos Pobres)", diz Antonio Carlos Meira. Para montar uma rede própria, a Fonar está testando produtos WiMAX e WiMESH.

"Estamos na briga pela freqüência de 3,5GHz pela WiVox, que é a empresa de infra-estrutura do grupo. Acreditamos que com o WiMAX e também com o WiMESH podemos criar uma rede própria e com capilaridade suficiente para atender aos nossos objetivos", frisou Meira.

Questionado se o Nordeste seria uma área prioritária para a Fonar, o executivo disse que, em função dos investimentos do controlador, é claro que a região é importante,mas que a Fonar veio para atuar nacionalmente.

Do ponto de vista prático, além de ser uma espelho STFC de telefonia fixa, a Fonar também possui uma licença SCM, o que a permite ofertar serviços convergentes, mas nesta primeira fase da companhia, avisa Meira, a venda de serviços, como por exemplo, o de acesso banda larga não é prioridade.

"Vamos nos concentrar nos locutórios. Temos certeza que há um grande caminho pela frente. O orelhão é um produto muito usado no nordeste e, se dermos conforto e atendimento especial para o cliente, ele vai usar o nosso código e ligar pela nossa rede", completa Meira.

Nenhum comentário: