13.3.07

Oi inicia venda de modem wi-fi para serviço banda larga

Convergência Digital

O serviço Oi Velox, de venda de conexão banda larga, foi o de maior crescimento no faturamento da Telemar (Oi) em 2006, com um incremento de 37%. Agora, a operadora quer mais. A empresa, depois de um piloto de mais de seis meses, inicia a oferta comercial do modem wi-fi, que oferece mobilidade na conexão dentro de casa, no final deste mês. A Oi será a primeira concessionária a fazer a venda comercial do modem wi-fi no país.

Em entrevista ao Convergência Digital, o gerente de Marketing da Oi, Luis Felipe Fernandez, revela que a estratégia da concessionária é atrair novos clientes com a proposta de mobilidade no acesso residencial e, especialmente, criar um modelo de fidelização do atual assinante, que amplia o número de computadores na sua casa.

"Houve um incremento de PCs e de notebooks no país em 2006. A idéia do modem wi-fi é permitir que esses computadores compartilhem uma mesma conexão de banda larga. Ela poderá acontecer em tempo real. Para isso, o assinante terá apenas que adquirir o adaptador - ou através de um cartão PCMCIA ou de um modem USB, que serão disponibilizados pela Oi", explica o gerente de Marketing da Oi.

Desde o ano passado, a Telemar desenvolve um piloto com a tecnologia. "Concluímos que o serviço é uma necessidade atual do cliente. A oferta comercial acontece porque nos sentimos prontos para ter um serviço de qualidade. Todos os testes com a tecnologia já foram feitos", explica Fernandez.

Com a decisão, até o final de março, a Oi inicia a oferta comercial do produto em toda a sua área de atuação."Não haverá lançamento escalonado. Ele estará disponível para todo o assinante da nossa área", completou o gerente de Marketing. Fernandez, no entanto, não quis revelar o nome do fabricante fornecedor do modem wi-fi, nem adiantar o valor final do produto para o cliente Telemar.

"Ainda estamos definindo essa estratégia, mas, certamente ela será atraente. Até porque o nosso interesse é fazer com que o assinante que, hoje, possui o modem tradicional, o troque pelo o wi-fi. É a evolução natural da tecnologia", adianta o executivo. Com relação ao fornecedor do equipamento, a Oi diz ser uma norma da companhia não revelar o nome do fabricante, uma vez que o produto será comercializado pela operadora.

Negociação com portais

Inicialmente a Oi Internet, que é a provedora da companhia, será o caminho para a oferta comercial ao assinante, mas Fernandez diz que a concessionária está negociando com todos os portais de Internet, que sejam parceiros da Oi. "Não temos a intenção de ficar com a promoção restrita à Oi Internet, mas teremos que chegar a um consenso com os demais portais", destacou.

Tecnicamente Fernandez explica que o produto permitirá o acesso, simultâneo, de duas máquinas a um único modem wi-fi. "O cliente terá apenas que saber que, no caso do acesso compartilhado, ele terá uma queda na velocidade do acesso no momento em que houver a conexão simultânea dos dois computadores, mas se a conexão ocorrer em horários diferentes, não há qualquer compartilhamento da velocidade". O executivo admite que no caso do modem wi-fi, a expectativa da Oi, além de atrair novos clientes, é o de incentivar aos atuais clientes a contratar maiores velocidades de acesso junto ao Oi Velox.

Dentro da estratégia ligada ao mundo sem fio, a Oi também irá começar a venda de roteadores Wi-Fi, esses mais voltados para pequenas e médias empresas, assim como, dos adaptadores PCMCIA e USB para permitir o compartilhamento.

"A ação é inovadora. Estamos saindo na frente da oferta compartilhada de acesso banda larga residencial. Isso é um diferencial significativo para quem quer atuar como uma única provedora de serviço de comunicação", completa o executivo.

Os valores investidos na iniciativa não foram revelados pela concessionária. Em 2006, o serviço Oi Velox somou 1,1 milhão de assinantes. A estratégia do varejo também será levada para o segmento corporativo, especialmente, para atrair o mercado de pequenas e médias empresas.

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