17.4.07

Site de busca vai virar rotina no celular

SÃO PAULO - Google ganha dinheiro com as propagandas on-line exibidas quando alguém faz uma busca na internet, mas Eric Schmidt, presidente da empresa, dá a dica: cada vez mais, nos próximos anos, as buscas vão ser feitas no celular, não no computador. O mercado de celular no Brasil é maior que o mercado de internet, e isso é verdade no mundo como um todo também. Os usuários de celular também estão aumentando em número mais rápido que os usuários de computador. Isso nos diz que a maior parte do uso da internet no futuro vai vir dos usuários de celular. É só seguir o mapa , diz Schmidt.O presidente da empresa dona do site de buscas mais usado do mundo diz que o Google vai apostar no mercado dos aparelhos móveis. Estamos construindo capacidade de busca e outros aplicativos para celular , diz ele, que dá como exemplo o Google Maps. Segundo Schmidt, há operadoras nos Estados Unidos que oferecem aparelhos de celular com GPS integrado e com o Google Maps, que pode mostrar no mapa ou na imagem de satélite, na telinha, o local onde a pessoa está. É inacreditável. Eu acho que esse é o futuro , diz ele.
O executivo conversou com clientes, funcionários do Google e pessoas do governo, na semana passada, em visita ao Brasil. Como não poderia deixar de ser, Schmidt também falou dos serviços do Google mais populares no Brasil _ o Orkut e o YouTube.
Em entrevista à imprensa na semana passada, respondendo a pergunta sobre se o Google vai colocar mais anúncios nos dois sites, disse que eventualmente vamos ganhar dinheiro com o Orkut e com o YouTube. Agora o mais importante é construir a comunidade.
Schmidt diz também que está em estudo a possibilidade de pagar aos criadores de conteúdo colocado no Orkut e no YouTube. Sim, [teremos isso,] mas não agora .
O carro-chefe de receitas do Google, a venda de anúncios, vai ser diversificada, diz o executivo. A empresa vai colocar mais anúncios em aplicativos para empresas, como o Google Apps (pacote de software baseado na web), e também vender mais propaganda fora da internet _ o Google vende anúncios no rádio e em jornais nos Estados Unidos.
Para além do Orkut, o Brasil é importante para o Google. A empresa deve contratar mais gente para seus escritórios em São Paulo e Belo Horizonte e deve ter em breve um centro de computação no país, que é o maior mercado da empresa na América Latina, diz Eric Schmidt. O executivo diz que o Google já tem algumas centenas de funcionários no Brasil, número que deve crescer com a contratação de engenheiros e pessoas nas áreas de marketing e recursos humanos.
A empresa não divulga a localização de seus datacenters, onde ficam seus servidores. No entanto, Schmidt diz que teremos mais e mais datacenters no mundo. Com certeza teremos algum tipo de centro de computação no Brasil. Exatamente de que tipo vai ser e onde, não vou falar. Conforme cresce a importância do Brasil, é importante que algumas partes do supercomputador Google estejam no Brasil . A empresa obtém 42% de sua receita fora dos Estados Unidos, diz Schmidt, número que deve superar 50% em alguns anos.

Nenhum comentário: