20.6.07

Criada CPI na Câmara para investigar privatização da Telebrás

Convergência Digital

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP), autorizou nesta terça-feira (19/06), a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que terá por finalidade, a investigação da privatização na telefonia fixa e móvel no Brasil no período de 1997 a 2007.

A Comissão terá prazo regimental de 120 dias para apresentar um relatório sobre a venda do sistema Telebrás, que no dia 28 de julho completa 10 anos. Os líderes dos partidos deverão indicar os deputados que vão conduzir a "CPI da Anatel", conforme vem sendo chamada a iniciativa por alguns parlamentares no Congresso Nacional.

O deputado Júlio Semeghini (PSDB/sP), atual presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, deverá ser indicado pelo seu partido. Da mesma forma, os deputados Walter Pinheiro (BA) e Jorge Bittar (RJ) estão cotados no PT, para também participar desta comissão de investigação.

A CPI da Anatel vem sendo protelada há mais de cinco anos. Isso porque ela foi, inicialmente, proposta pelo PT, mas como o partido passou a condição de governo, a iniciativa deixou de ser interessante do ponto de vista de estratégia de atuação. Entretanto, o assunto sempre foi objeto de disputa entre tucanos e petistas ao longo das últimas campanhas políticas.

O próprio presidente Lula, ao disputar a reeleição no ano passado, deixou claro que se fosse ele o presidente na época doi leilão da Telebrás, não teria feito o processo de privatização. O requerimento de criação da CPI é de autoria do deputado Wellington Fagundes (PR-MT).

Nenhum comentário: