11.6.07

Som no celular: um grande filão

O Globo

No Brasil, infelizmente, o mercado de venda de música pela internet é muito restrito.


A iTunes, mais conhecida loja do gênero no mundo, não funciona por aqui. Ainda há algumas opções, mas todas muito restritas na maior parte das vezes, são catálogos pequenos, de apenas uma gravadora. E para quem quer prestigiar seu artista preferido, o que fazer para adquirir um arquivo legalmente? Pensando em atender a essa demanda, a TIM lançou sua loja de música móvel, a TIM Music Store www.timmusicstore.com.br. Lá, o cliente TIM pode buscar pelo nome do artista e encontrar conteúdos relativos a ele músicas, imagens e vídeos disponíveis para download. O portfólio conta com artistas nacionais e internacionais, além de preciosidades encontradas em discos raros ou importados.


Tentamos organizar um ambiente para que o cliente possa se relacionar com o artista, do qual deseja ter o vídeo ou a música inteira diz Gabriel Mendes, gerente de serviços de valor agregado da TIM.

A Music Store tem duas interfaces: o cliente pode selecionar os arquivos pela internet ou acessar o portal WAP. O diferencial da Web é que o cliente tem a chance de ouvir um trecho da música antes de adquiri-la.

Caso decida comprar, ele faz o download na Web e a música é entregue (via mensagem) no celular, com toda a proteção já usada na venda de ringtones, inclusive com proteção anti-cópia proporcionada pela ferramenta DRM (Digital Right Management).

Até o momento, são 40 mil músicas disponíveis. A expectativa da TIM é em mais um mês aumentar a quantidade de arquivos para 70 mil.

Mas será que música paga no celular funciona? Segundo Gabriel, de março de 2006 a março de 2007, a operadora registrou crescimento de 37% nas vendas de ringtones, truetones e full track (música completa).

A Vivo está rindo à toa com o sucesso da venda de músicas pelo celular. A operadora ainda não lançou sua loja virtual e, segundo Fábio Freitas, gerente de oferta Premium da Vivo, as expectativas foram superadas.

Só nos primeiros meses deste ano, a operadora já vendeu 500 mil downloads. Mensalmente, são mais de 120 mil canções vendidas no celular, quase um disco de platina. No catálogo da Vivo há 550 músicas de 50 artistas nacionais e internacionais, contratados das gravadoras Warner e Universal.

Já somos a maior loja de download de músicas do Brasil.

Vender música pela Web é complicado porque há, aqui, um problema forte de pirataria.

Além disso, muita gente não tem acesso à internet para comprar músicas.

A Claro ainda está em dúvida quanto à viabilidade comercial da venda de músicas tanto pela internet quanto pelo celular. É o que diz Marcos Quatorze, diretor de serviços de valores agregados da Claro.

Estamos apostando em outra direção, como no Video Maker (produto de venda de vídeos não profissionais), que permite que os clientes interajam.

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