16.7.07

3G Américas já pensa em depois da 3a. Geração

Convergência Digital

A 3G Americas divulgou um documento "Evolução UMTS do Release 7 para Release 8 do 3GPP: HSPA e SAE/LTE", no qual analisa as atividades recentes no âmbito do Release 7 na sua fase de conclusão no processo de padronização da tecnologia 3GPP, junto com uma visão detalhada das melhorias de Release 8, demonstrando o plano de evolução para a família GSM de tecnologia além do 3G.

O trabalho que compreende esses padrões é baseado na crescente demanda por serviços de dados sem fio, um fato evidenciado pelo aumento de 50% em ARPU (Receita Média por Usuário) nos últimos dois anos.

A tecnologia UMTS/HSPA/LTE já foi adotada como o caminho de evolução em tecnologias de alta velocidade para os 2,5 bilhões de clientes da tecnologia GSM e representa 85% de assinantes sem fio do mundo inteiro.

Nos últimos 12 meses, as operadoras adotaram a HSDPA de forma agressiva para atender à demanda crescente por serviços de dados sem fio avançados. O número de implementações HSDPA aumentou 200% no último ano, de 107 operadoras UMTS, entre os quais 41 redes HSDPA, para as atuais 171 redes UMTS, com 127 redes comerciais HSDPA.

O UMTS está disponível em 72 países e o HSDPA, em 60. Existem mais de 250 terminais HSDPA no mercado hoje. Várias redes HSUPA estão em fase de implementação na Ásia e na Europa.

Além disso, diz a 3G Americas, a maioria das operadoras UMTS/HSDPA deve também implementar HSUPA, com grande parte adotando a tecnologia em 2008. Estimativas da Informa Telecoms & Media dão conta que existem aproximadamente 135 milhões de clientes UMTS no mundo inteiro, e esse número está crescendo rapidamente.

Avanços imediatos

O levantamento da 3G Americas apura ainda que os padrões do Release 7 avançaram muito entre 2006-2007. também revela que os fabricantes relatam avanços muito positivos no desenvolvimento do Release 7 ou HSPA Evolution (HSPA+) para a sua implementação comercial no futuro.

O Release 7 oferece maior suporte e desempenho para serviços interativos e de conversação em tempo real, como vídeo e fotos compartilhados e Voz e Vídeo sobre IP. O relatório mostra ainda dados mais recentes relativos ao conceito HSPA+, como Receivers Avançados, Multiple Input Multiple Output (MIMO), Continuous Packet Connectivity (CPC) e Higher Order Modulations (HOMs).

Com a compatibilidade retroativa das melhorias da HSPA+ com Rel-99/Rel-5/Rel-6, a evolução para a tecnologia HSPA+ tornou-se simples e suave para as operadoras. O EDGE Evolution, informa ainda o relatório da 3G Americas, também está sendo padronizado com o Release 7.

O novo padrão EDGE deve melhorar a experiência do usuário em todos os serviços, reduzindo e latência da telefonia multimídia; aumentando taxas médias e de pico para melhor navegação na web e upload/download de músicas, fotos e vídeos; melhorando a eficiência no uso do espectro; e expandindo a área de cobertura.

A evolução da tecnologia EDGE garante a transparência entre EDGE e HSPA, além de serviços futuros baseados em LTE. A evolução EDGE continuará no Release 8, ainda em desenvolvimento.

Um dos maiores focos de estudos está na introdução de uma tecnologia baseada em OFDMA, por meio dos trabalhos no Long Term Evolution (LTE), freqüentemente chamado de Evolved UMTS Terrestrial Radio Access Network (EUTRAN), e na definição e no desenvolvimento de padrões para uma nova rede flatter-IP com suporte para a EUTRAN por meio dos trabalhos de System Architecture Evolution (SAE).

A LTE e a SAE oferecem uma nova interface de rádio e arquitetura de sistema para lidar com o crescimento rápido no tráfego IP de dados, oferecendo taxas de pico acima de 100 Mbps para download e 50 Mbps para uplink, reduzindo a latência para níveis comparáveis com a Internet banda larga disponível nas linhas fixas.

A migração para LTE pode ocorrer por meio de uma simples atualização de software baseado em parte da infra-estrutura UMTS de fabricantes implementada a partir de 2007. Os primeiros ensaios da tecnologia LTE foram agendados para 2008, com disponibilidade comercial em 2009.

Nenhum comentário: