16.7.07

Portugal Telecom diz que não vende Vivo

Convergência Digital

Em mais um round na 'disputa' que vem sendo travada entre a operadora portuguesa e a Telefónica nos últimos meses, a imprensa de Portugal nesta quarta-feira, 11/07, diz que a Portugal Telecom não tem interesse de vender a sua participação na Vivo.

Também há matérias informando que a Portugal Telecom não recebeu nenhuma proposta oficial da Telefónica. Ao jornal "Diário Econômico", o presidente da PT, Henrique Granadeiro, repetiu que a venda da Vivo não está na estratégia da operadora. Valor oferecido pela Telefónica também é considerado "baixo".

"A PT não está vendendo a Vivo como temos repetido", declarou o executivo ao Diário Econômico. Segundo Granadeiro, o maior foco da PT, neste momento, é obter retorno dos investimentos realizados na Vivo. Fontes da PT também negam que a Telefónica tenham feito uma oferta oficial - cerca de três bilhões de euros, como o anunciado pelo presidente mundial do grupo Telefónica, César Allierta, em entrevista ao jornal Financial Times.

No mercado financeiro português, os rumores são que a proposta de três bilhões de euros não agradou à PT. Isso porque, explicam eles, considerando os créditos fiscais e o "management fee" da Vivo, avaliados em 470 milhões de euros, a proposta representa um prémio inferior a 9%.

A Portugal Telecom vive um bom momento na Europa. A JPMorgan divulga nesta quarta-feira, 11/07, uma prévia dos resultados das 26 operadoras de telecomunicações européias. A PT está na lista das oito operadoras do setor que deverão apresentar números positivos. O crescimento esperado pelo banco de investimento nos lucros no segundo semestre do ano é de 6,2%.

A Vivo tem ligação direta com esse bom resultado da PT. Para a JPMorgan, a inclusão da PT na lista das companhias do setor que deverão apresentar resultados positivos ocorre em função da melhoria apresentada pela operadora brasileira, além da tendência positiva à PT nas operações domésticas.

Nenhum comentário: