3.8.07

Telemig/Vivo vai usar rede 3G para banda larga

Convergência Digital

A migração dos clientes TDMA para os serviços GSM, incentivada após a decisão da operadora de usar a faixa de 850 MHZ para a oferta de serviços de Terceira Geração WCDMA/HSPA em março, foi um dos fatores que permitiu otimizar a freqüência para montar a estratégia de comercialização do serviço a partir de dezembro em pontos de Belo Horizonte.

"Acreditamos que vamos chegar a dezembro com apenas 10% dos clientes ainda em TDMA", afirmou o diretor de Engenharia da Telemig Celular, Paulo Matos, ao Convergência Digital. A previsão mostra que a operadora trabalhou de forma bem ágil para ganhar 'espectro' em 850 MHz, atenta para a viabilização da 3G na freqüência.

Em março, quando anunciou o contrato firmado com a Ericsson para a montagem da rede WCDMA/HSPA, na capital paulista, o presidente da Telemig Celular, André Mastrobuono, admitiu que 50% da base de clientes da época - 3,4 milhões, ou seja, 1,7 milhão - ainda era usuária do TDMA.

A Telemig, até então, assumia Mastrobuono, não tinha nenhum programa mais agressivo para incentivar a migração desse cliente para a rede GSM/EDGE. O projeto 3G, ao que parece, mudou essa política. Especialmente se a previsão feita pelo Diretor de Engenharia, Paulo Matos, seja confirmada. Se a meta for alcançada, a Telemig Celular encerrará 2007 com cerca de 350 mil assinantes em TDMA, uma vez que a base de clientes fechou em 3,5 milhões no segundo trimestre.

Nova frente

As vendas de placas PCMCIA e de modens USB, fornecidos pela BrighStar, são uma aposta da tele mineira para conquistar clientes não-atendidos pelo serviço convencional - ADSL e cabo. "Os terminais que vão servir ao início da operação comercial - Samsung, inicialmente, mas há negociação com outros fornecedores, são dual-mode. Ou seja, eles funcionam em 3G e em EDGE, já que a nossa rede é 100% EDGE", destaca Matos.

"Os clientes poderão ter acesso ao serviço onde não há ainda ERB de 3G instalada sem qualquer prejuízo para os produtos de voz. A diferença ficará na parte de dados, mas a conexão em EDGE ainda é superior a de um acesso discado", completa o diretor de Engenharia.

A operadora fez nesta sexta-feira, 03/08, a apresentação oficial do serviço WCDMA/HSPA, em Belo Horizonte, com a presença do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, que realizou a primeira ligação de videochamada, serviço, aliás, considerado por Matos, como um grande fator de atração de clientes.

O diretor de Engenharia da Telemig Celular, no entanto, não quis revelar a quantidade de ERBs instaladas para a oferta do serviço. A operadora informou apenas que dedicou R$ 250 milhões do orçamento de 2007 para o projeto 3G. Agora, como foi comprada pela Vivo, os novos recursos deverão ser discutidos mais à frente, com a aprovação formal do negócio pela Anatel e pelos órgãos reguladores da economia brasileira.

Frente a frente

A banda larga via modem USB - tal e qual a TIM está apostando também com o serviço TIM Web - é estratégica para a Telemig Celular, que quer explorar o potencial da rede EDGE em agora, 3G da companhia. "Podemos ser um concorrente da banda larga tradicional por darmos mobilidade e chegarmos em pontos onde a concorrência ainda não tem presença", destacou Matos.

O diretor de Engenharia da Telemig Celular informou que para os clientes, o serviço 3G - que deverá começar a ser vendido para o Natal nas áreas onde há cobertura - Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana da capital mineira - deverá ter uma velocidade média de 1Mbps.

Como o serviço será comercializado, de acordo com a demanda da infra-estrutura, o executivo assegura que a Telemig possui estoque suficiente de placas e modens USBs - ainda não fabricados no Brasil - para atender ao cliente. A Ericsson é a fornecedora da tecnologia de WCDMA/HSPA.

A Telemig Celular, com mais de 3,4 milhões de clientes, é a maior operadora de telefonia móvel de Minas Gerais, e mesmo ao longo do período de venda e de conflito de acionistas, que durou quase um ano, permaneceu na liderança do market share, apesar da proximidade da concorrência, especialmente, da TIM. A operadora que já possui uma rede 100% EDGE planeja ampliar ainda mais a sua cobertura no estado.

Boa parte da nova infra-estrutura virá em função da participação do edital do Fundo para Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação em Minas Gerais (Fundomic), criado para levar os serviços de telefonia móvel e transmissão de dados para todos os municípios do Estado, de onde saiu como vencedora do lote 2.

Com a aquisição das novas áreas contidas nesse lote – que prevê a implantação de serviços em 134 cidades, nos DDDs 34, 35 e 38 – e mais o seu plano adicional de expansão, a Telemig Celular passará a atender um total de 600 municípios, com mais de 700 localidades,incluindo as principais rodovias do Estado. A Telemig possui 3,5 milhões de assinantes.

Nenhum comentário: