8.7.08

América Latina tem mais de 50 operadoras que atuam com WiMAX

Tecnologia de internet banda larga sem fios deve continuar crescendo na região, segundo dados do Portal Convergencialatina relativos a fevereiro deste ano. No Brasil, a companhia cita três: Embratel, DirectNet e Vant. A Telefonica aparece em El Salvador e no Peru.

Segundo dados da consultoria Convergencialatina relativos a fevereiro deste ano, em toda a América Latina há mais de 50 operadoras que estão implementando ou já têm projetos comerciais de WiMAX. No Brasil, a companhia cita três: Embratel, DirectNet e Vant. A Telefonica aparece em El Salvador e no Peru, enquanto a Colômbia tem nada menos do que 11 operadoras. Os analistas consideram que a tecnologia seguirá crescendo, mas nos próximos meses deve haver uma "explosão comercial" com a versão móvel, a 802.16e.

O WiMAX móvel promete oferecer acesso à Internet em qualquer lugar, incluindo as regiões onde ainda não há desenvolvimento da telefonia 3G. Ainda de acordo com a Convergencialatina, o mercado na região tem se desenvolvido a partir de diversos modelos de negócios. Há desde pequenos operadores que focam os nichos geográficos ou comerciais até grandes players que vêem no WiMAX a possibilidade de expandir sua zona de cobertura.

A consultoria irá discutir o assunto no evento 3° Conferencia WiMAX Latinoamerica, que acontece em Buenos Aires (Argentina), nos dias 2 e 3 de setembro. A lista completa das mais de 50 das operadoras está disponível aqui.



Nenhum comentário: