30.9.08

EU quer nova agência reguladora para estimular competição entre ISP´s


INFO

BRUXELAS - O Parlamento Europeu pediu nesta quarta-feira (24/09) por um novo grupo regulador de telecomunicações independente para ajudar no estímulo da competição entre provedores de acesso à internet (da sigla em inglês ISPs) europeus.

O apelo por um grupo de agências nacionais de telecomunicações, entretanto, não vai tão longe quanto a exigência da Comissão Européia da criação de um órgão da União que enfraqueça o domínio de ex-operadoras estatais nos mercados de países da Europa.

Parlamentares citaram algumas das sugestões da Comissão e afirmaram que a nova agência não deve responder pelas redes da EU nem pela segurança da informação.

O Parlamento também apoiou moderadamente uma proposta da Comissão que permitiria a reguladores dividirem grandes companhias de telecom em empresas menores.

Segundo a Comissão Européia, separar os serviços de telecom da infra-estrutura de rede poderia diminuir os conflitos de interesse e incentivar a concorrência.

Companhias de telecom européias disseram que não havia motivos para as mudanças e alertou que a alteração deve levá-las a desistir do plano de investir 300 bilhões de euros em redes de alta velocidade de quarta geração (4G).

Medidas de proteção de dados em redes sociais como o Facebook e o MySpace também foram requeridas pelos legisladores.

Nenhum comentário: