4.11.08

Leilão de Wi-Max pode render 38,5 Bi ao país



IP NEWS

O leilão do espectro remanescente de 2002 e dos novos 100MHz na faixa 3,5GHz pode render ao Brasil um benefício econômico-social avaliado em R$ 22 bilhões, podendo chegar a R$ 38,5 bilhões, de acordo com análise realizada pela Guerreiro Consult, com apoio da Intel.

A avaliação levou em consideração os ganhos do governo com o licenciamento da faixa, o valor de mercado do que se estima arrecadar com o espectro 3,5 GHz a ser licitado e os benefícios obtidos diretamente pelos usuários com a maior oferta de banda larga no país.

Segundo a IDC, o Brasil tem aproximadamente oito milhões de usuários de banda larga e a perspectiva é de que até 2010 esse número chegue a 15 milhões.

Outra pesquisa, conduzida pela Informa Telecoms & Media, aponta que 66 milhões de pessoas utilizarão WiMAX ao redor do mundo em 2012.


De acordo com a análise, o caminho a ser seguido para o emprego efetivo de WiMAX depende de fatores críticos, tais como a rápida realização de um novo leilão para a faixa de 3,5 GHz e sua conseqüente aplicação em áreas não atendidas atualmente; a promoção e a melhor oferta competitiva de serviços de banda larga sem fio em áreas precariamente atendidas e o encorajamento à criação de um ecossistema de fornecedores e de novas tecnologias auxiliares que ofereçam suporte ao WiMAX e que, conseqüentemente, levarão à redução de preço da oferta para o consumidor.

Nenhum comentário: