4.11.08

Para TIM, tráfego de dados e de voz já é igual em SP


CONVERGÊNCIA DIGITAL

O presidente da TIM Brasil, Mario Cesar Araújo, confirmou que a demanda por banda larga móvel é uma realidade no País. Segundo ele, nesses últimos dias, a operadora já constatou que, em São Paulo, dados e voz se igualaram na demanda de tráfego. Em Belém, por exemplo, o tráfego dobrou. E essa tem sido uma tendência em todas as cidades onde a operadora está expandindo sua rede de Terceira Geração. Em função da demanda, Araújo solicitou urgência na licitação de novas freqüências.

"É impressionante como o mercado está respondendo ao serviço", destacou o executivo. Questionado se a TIM estimava para 2011 uma provável escassez de freqüência 3G, ele foi cauteloso. "Espectro é importante para todos nós. É o ar que respiramos. Sem ele, morremos. Mas temos muito espaço para crescer, principalmente, na Terceira Geração", disse.

"Agora, é preciso que as freqüências sejam licitadas antes de haver problemas", completou, referindo-se ao leilão da faixa de 3,5 GHz e da Banda H, da Terceira Geração. Araújo também falou sobre a faixa de 700 MHz. "É uma faixa bastante atrativa para o Brasil e para o projeto de banda larga móvel nas escolas rurais. Há equipamentos disponíveis e iniciativas mundiais", reforçou.

O senão é que essa faixa é ocupada pelas emissoras de radiodifusão, que a detêm até 2016, quando está previsto o fim das transmissões analógicas e a digitalização integral da programação.

"Com a digitalização, essa faixa vai ficando livre, e o órgão regulador pode ir estudando a hipótese de fazer a licitação dessa sobra", completou. Na sua apresentação no Futurecom 2008, Mario Cesar Araújo apresentou dados segundo os quais há a previsão de que, em 2014, o Brasil poderá ter 55 milhões de assinantes banda larga móvel.

Nenhum comentário: