19.1.09

Caladão amanhã para a posse de Obama?

Convergência Digital

Alerta vermelho no serviço de telefonia dos EUA.  Com a expectativa de presença de mais de dois milhões de pessoas na cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira, 20/01, em Washington, DC, as teles alertam os assinantes que o uso simultâneo das redes nos serviços de voz, dados - texto e vídeo - pode, sim, causar um colapso.

O atraso na entrega de mensagens SMS e MMS é considerado inevitável, apesar dos investimentos feitos pelas operadoras para ampliar a capacidade de transmissão em Washigton D.C. A CTIA, associação da indústria de telecomunicações celulares, sugere que os norte-americanos presentes ao evento evitem falar ou mandarem mensagens de vídeo durante o evento para amigos e familiares.

O porta-voz da entidade, Jose Farren, observa que se os usuários insistirem, simultaneamente, em falar, em enviar MMS, vídeos e fotos, as redes celulares poderão enfrentar sérios problemas de congestionamentos.

"Não há como evitar esse problema se 2 milhões de pessoas tentarem usar a capacidade da rede ao mesmo tempo", reforçou o executivo à reportagem do portal Cnet.News. "Problemas vão existir e não há como evitá-los, mas houve um grande esforço para minimizá-los", completou Farren,.

O executivo da CTIA garantiu que as quatro principais teles móveis - AT&T, Verizon Wireless, Sprint Nextel e T-Mobile USA - gastaram milhões de dólares para ampliar e expandir suas infra-estruturas de forma a garantir a qualidade do serviço de rede para a posse de Barack Obama em Washington D.C.

Mas o tráfego excessivo assusta as operadoras. A AT&T, por exemplo, acredita que o tráfego na rede 3G deverá crescer 80% e na rede 2G, o incremento deverá ser de 69%, percentual considerado elevado e 'bastante preocupante' para um único dia.  A Sprint Nextel também trabalha com um aumento de 90% do uso da sua rede.

A Verizon Wireless, por sua vez, acredita num incremento em torno de 80%. O pedido das teles é semelhante: Se o assinante quiser marcar presença que envie um SMS, produto considerado o de mais fácil gerenciamento e de menor poder de congestionamento nas redes.




Nenhum comentário: