22.1.09

Macaé beneficia mais de 200 mil habitantes com banda larga sem fio



IP NEWS


Cidade contará com 90 pontos de internet, entre prefeituras, escolas, hospitais e praças públicas; seis distritos vizinhos também receberão pontos de acesso.

Aposentar os ofícios de papel e iniciar o uso da tecnologia de banda larga sem fio para melhorar a administração, além de oferecer serviços à população de modo mais fácil e rápido. Esse foi o objetivo da prefeitura de Macaé (RJ) ao iniciar o projeto de uma rede baseada na plataforma de rádios Canopy, da Motorola, em 2005. A implementação começou com a interligação de 27 secretarias, autarquias, fundações e institutos, além de escolas municipais. Com a ampliação do projeto, os postos e a Secretaria de Saúde, bem como cinco praças da região e distritos vizinhos, também receberam a rede sem fio de alta velocidade.

“O sistema funciona com um módulo de gerenciamento instalado em local estratégico, que transmite os sinais para os receptores localizados nos órgãos municipais, todos ligados aos computadores e a outros equipamentos”, diz Joeval Martins, gerente da área de Governo & Empresas da Motorola. “Além das repartições públicas e locais de uso da população, outros quatro distritos, localizados a 50 quilômetros de Macaé, receberão os equipamentos para interligar a comunicação dos órgãos públicos e prover inclusão digital para a população dessas cidades”, complementa.

Os Distritos do Córrego do Ouro, Glicério e Frade já tiveram os primeiros pontos instalados. O próximo será Trapiche. O acesso com tais equipamentos permite tráfego de imagens e voz a taxas de transferência aproximadas de 120 Mbps. “A nova infraestrutura possibilita a democratização no acesso à informação e incentiva a inclusão digital na região. Como isso, nós tornaremos Macaé uma cidade 100% digital em dois anos”, afirma o secretario de Ciência e Tecnologia de Macaé, professor doutor Guto Garcia.

Entre os benefícios da comunicação integrada e em tempo real, está o controle de epidemias, aperfeiçoamento da gerência das farmácias municipais e de seus estoques de medicamentos, além da implementação de um sistema de videoconferência e telemedicina com outros centros médicos. A conclusão do projeto traz à cidade a automatização de todos os processos administrativos, a criação de sistemas de comunicação com os distritos e a instalação de um sistema de monitoramento das vias públicas por meio de câmeras sem fio, que será estendido também às escolas municipais.

Hoje, Macaé conta com cobertura digital de 80% da zona urbana e 40% da área rural, todas interligadas a 90 pontos, o que a torna uma cidade digital, já que beneficia cerca de 200 mil habitantes com a banda larga sem fio. “Nossa experiência com a implementação de tecnologias em cidades digitais, como a que está sendo feita em Macaé, mostra que a comunicação por meio de banda larga sem fio em todas as escalas governamentais e com acesso à população faz com que o local chame a atenção de investidores de todo o mundo”, diz Martins. “A utilização da tecnologia no dia-a-dia representa facilidade, redução de custos e de tempo com processos e burocracias e promove a inclusão digital”, finaliza o gerente da Motorola.

Nenhum comentário: