30.6.05

Veja: Entrevista com Niklas Zennström, criador do Skype





Veja |
José Eduardo Barella

Leia o texto integral aqui (só para assinantes)

O SENHOR ACREDITA QUE A TELEFONIA ON-LINE VAI LEVAR AS COMPANHIAS TELEFÔNICAS TRADICIONAIS À FALÊNCIA?
O surgimento do Skype não significa o fim do telefone fixo. Mas as companhias telefônicas terão de baixar suas tarifas se quiserem manter os assinantes. Não faz sentido alguém pagar o preço atual de uma ligação de telefone fixo quando já existe tecnologia que oferece o mesmo serviço a um custo infinitamente mais baixo. Quem não for eficiente vai ficar para trás. A tendência, porém, é que as companhias telefônicas migrem para a tecnologia de telefonia on-line para competir nesse mercado, que veio para ficar. Há excelentes oportunidades de negócios na área de conexão de banda larga. Elas podem atuar como provedores, por exemplo.

COMO O SENHOR GANHA DINHEIRO?
Nosso lucro vem da tarifa cobrada para completar uma ligação feita de nosso usuário on-line para um telefone fixo ou celular. Temos mais de 1,5 milhão de clientes que pagam por esse serviço. Nossos custos são baixos, pois utilizamos a infra-estrutura de internet, que é pública. Não gastamos nem com publicidade. Como todos saem ganhando, os próprios usuários se encarregam de convencer outras pessoas a usar o Skype em lugar do telefone convencional.

O SENHOR TEM PLANOS DE ADAPTAR O SKYPE PARA FUNCIONAR EM CELULARES?
Recentemente anunciamos várias parcerias que vão permitir ao nosso cliente, num futuro próximo, usar o Skype nos smartphones (fusão de telefone celular com o PDA, computador de mão também conhecido como handheld ou palmtop). Isso será possível utilizando a tecnologia wi-fi, de conexão sem fio à internet, em banda larga. Basta ao nosso cliente conectar-se pelo celular a um computador ligado à internet. Acredito que Skype e wi-fi são tecnologias complementares que deverão revolucionar a comunicação móvel como a conhecemos hoje.

USUÁRIOS DO SKYPE RECLAMAM DE NÃO PODER RECEBER CHAMADAS DE UM TELEFONE FIXO OU DE UM CELULAR. É POSSÍVEL MUDAR ISSO?
Estamos testando um novo serviço pago pelo qual o usuário recebe um número de telefone convencional com o código de área da cidade onde ele se cadastrou. Qualquer pessoa pode ligar de um telefone fixo ou móvel para esse número, que vai cair no endereço on-line do cliente Skype. A vantagem é que esse cliente pode receber chamadas mesmo que esteja do outro lado do mundo em viagem de negócios ou turismo. Basta estar conectado à internet. E, para quem liga, a tarifa será cobrada como se a ligação fosse feita para a cidade onde o nosso cliente está cadastrado, e não onde ele se encontra. Esse serviço ainda não está disponível no Brasil. Para nossos usuários que costumam se comunicar on-line, criamos um serviço pago que funciona como uma secretária eletrônica. Por meio dela, pode-se mandar e receber recados quando um dos interlocutores não estiver conectado à internet.

O KAZAA É UMA PORTA DE ENTRADA PARA VÍRUS E PROGRAMAS ESPIÕES NO COMPUTADOR. O SKYPE OFERECE O MESMO RISCO?
Avaliamos mal esse problema no KaZaA. A publicidade era necessária para pagar os custos, mas fugiu ao controle. Para evitar esse aborrecimento, decidimos barrar todo tipo de publicidade no Skype.

Nenhum comentário: