Os usuários de celular querem solução ao serem atendidos pelas operadoras de telefonia, segundo estudo realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entre junho e agosto deste ano.
A pesquisa, cujos resultados serão apresentados pela agência aos presidentes das operadoras de celular na próxima sexta-feira, é baseada na "qualidade percebida" pelo usuário, segundo informou hoje o presidente da Anatel, Elifas do Amaral.
O estudo também demonstrou que os parâmetros utilizados hoje pela agência para medir a qualidade do serviço não são percebidos pelos cidadãos, que querem ver seus problemas resolvidos. "A operadora que tiver resolubilidade será campeã", disse.
Amaral admitiu hoje que o resultado da pesquisa deverá resultar em mudanças nas metas de qualidade das empresas. Ele destacou que a pesquisa aponta para a necessidade de treinamento e investimento na melhora do atendimento aos usuários de telefonia.
Ao definir as metas atuais de qualidade a serem cumpridas pelas operadoras, a Anatel estabeleceu prazos para o atendimento mas não se preocupou em mensurar de alguma forma se os problemas apresentados estavam sendo resolvidos.
A mesma metodologia utilizada para a telefonia celular deverá ser aplicada agora para medir a satisfação do usuário da telefonia fixa. Amaral também já tem encontro marcado para disc utir o assunto com os presidentes dessas teles no dia 29 de setembro.
A primeira pesquisa foi realizada com base na análise de informações de 500 mil acessos à central de atendimento da Anatel e também em quase 700 entrevistas realizadas pelos escritórios regionais da agência.
Segundo o presidente da Anatel, será feito um convênio com o Senado e com a Universidade de Brasília para aprofundar o projeto e aplicá-lo às teles fixas.
Ao se reunir com as teles, Amaral vai aproveitar para fazer um balanço da evolução da qualidade dos serviços desde março, quando a agência deu início ao ranking de reclamações das empresas na central de atendimento da Anatel.
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