21.9.05

Tele que resolver problema do consumidor será "campeã", diz Anatel


Os usuários de celular querem solução ao serem atendidos pelas operadoras de telefonia, segundo estudo realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) entre junho e agosto deste ano.

A pesquisa, cujos resultados serão apresentados pela agência aos presidentes das operadoras de celular na próxima sexta-feira, é baseada na "qualidade percebida" pelo usuário, segundo informou hoje o presidente da Anatel, Elifas do Amaral.

O estudo também demonstrou que os parâmetros utilizados hoje pela agência para medir a qualidade do serviço não são percebidos pelos cidadãos, que querem ver seus problemas resolvidos. "A operadora que tiver resolubilidade será campeã", disse.

Amaral admitiu hoje que o resultado da pesquisa deverá resultar em mudanças nas metas de qualidade das empresas. Ele destacou que a pesquisa aponta para a necessidade de treinamento e investimento na melhora do atendimento aos usuários de telefonia.

Ao definir as metas atuais de qualidade a serem cumpridas pelas operadoras, a Anatel estabeleceu prazos para o atendimento mas não se preocupou em mensurar de alguma forma se os problemas apresentados estavam sendo resolvidos.

A mesma metodologia utilizada para a telefonia celular deverá ser aplicada agora para medir a satisfação do usuário da telefonia fixa. Amaral também já tem encontro marcado para disc utir o assunto com os presidentes dessas teles no dia 29 de setembro.

A primeira pesquisa foi realizada com base na análise de informações de 500 mil acessos à central de atendimento da Anatel e também em quase 700 entrevistas realizadas pelos escritórios regionais da agência.

Segundo o presidente da Anatel, será feito um convênio com o Senado e com a Universidade de Brasília para aprofundar o projeto e aplicá-lo às teles fixas.

Ao se reunir com as teles, Amaral vai aproveitar para fazer um balanço da evolução da qualidade dos serviços desde março, quando a agência deu início ao ranking de reclamações das empresas na central de atendimento da Anatel.

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