17.11.05

Costa deve aceitar nome do PMDB para a Anatel

VALOR ECONÔMICO - 17/11/2005

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, admitiu ontem que deve aceitar a indicação feita pelo PMDB para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O partido teria indicado o nome do atual presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e ex-secretário-executivo do Ministério, Paulo Lustosa, que chegou a ser cotado para assumir o Ministério das Comunicações, em uma disputa política direta com Hélio Costa.
"Eu não tenho absolutamente nada contra nenhuma indicação. Ao contrário, sou um ministro do PMDB, tenho de acolher informações e indicações do meu partido. Mas cabe ao presidente da República aceitar as indicações. A minha está lá. E vou encaminhar a do PMDB, e o presidente é que vai escolher", disse.
Hélio Costa afirmou que indicou um nome técnico para assumir a direção da Anatel. A proposta do ministro era de que assumisse o cargo o procurador-geral da agência, Antonio Carlos Bedran. "Eu particularmente acho que deveria ter um técnico, por isso fiz uma indicação técnica. Agora cabe evidentemente a meu partido indicar um candidato. Se meu partido entende que ele é qualificado e técnico, eu também tenho que entender", completou.
(CORREIO BRAZILIENSE)
Ministro quer garantir indicação na Anatel
Continua a queda-de-braço entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e seu partido, PMDB, pela indicação à presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ontem, o ministro admitiu que aceitará a indicação feita pela bancada pemedebista no Senado Federal, mesmo mostrando contragosto com a escolha dos caciques. “Eu sou um ministro do PMDB e tenho, evidentemente, que acompanhar a indicação do meu partido”, afirmou Hélio Costa, depois de um encontro com parlamentares da Câmara dos Deputados para debater possíveis emendas ao Orçamento de 2006.
Segundo o ministro, o partido fará a indicação ao presidente da República. Sem citar nomes, Hélio Costa confirmou que existe uma indicação sua em discussão na Casa Civil. “Um técnico da Anatel, com 28 anos no setor”, descreveu. Não negou que seu pretendente ao cargo seja Antônio Carlos Bedran, atual procurador-geral da reguladora.
O desejo do PMDB é colocar Paulo Lustosa, secretário-executivo do Ministério das Comunicações na gestão de Eunício Oliveira, ambos filiados ao partido. Costa evitou criticar a escolha pemedebista, mas deixou clara sua preferência por Bedran. “Eu, particularmente, acho que tem que ser um técnico. Agora, é uma questão política do meu partido. Se o PMDB entende que ele (Lustosa) é qualificado e técnico, eu também tenho que entender assim.” Costa disse que não se sente enfraquecido por ter sua indicação praticamente derrubada por seu próprio partido. “Eu me sinto fortalecido, isso sim. Nunca quis emplacar nome nenhum”, esquivou-se. Ele alega que a escolha dos conselheiros da Anatel não é uma decisão pessoal do ministro, embora seja uma praxe do ministério. Ainda não há data para a publicação do escolhido para ocupar o cargo na reguladora, que deverá passar uma sabatina no Senado antes de tomar posse.

Nenhum comentário: