8.8.06

TIM se aproxima da Vivo em participação na receita total da telefonia móvel

A Vivo perdeu, em um ano, quase seis pontos percentuais de participação na receita total do mercado brasileiro de celular. A operadora abocanhou 38% de tudo que as operadoras móveis faturaram no segundo trimestre de 2005. A participação caiu para 31,7% no mesmo período deste ano, segundo levantamento do site Teleco.
A Claro foi a operadora que mais avançou na mesma comparação, passando de 18,4% para 22,2%. A TIM, por sua vez, saiu de 27,3% de participação na receita total de celulares entre abril e junho de 2005 para 28,3% em igual período deste ano. Com este desempenho, a TIM ficou a pouco mais de 3 pontos percentuais da Vivo, que mantém a liderança do mercado brasileiro. Pelos números do Teleco, a Oi passou de 9% no segundo trimestre de 2005 para 9,8% este ano, enquanto a Amazônia e a Telemig Celular, juntas, perderam participação no bolo de receita, caindo de 5,3% para 4,9%. Os dados não contabilizam a CTBC e a Sercomtel.
O levantamento do Teleco mostra a TIM como a operadora com melhor margem Ebitda do mercado brasileiro: 21,5% no segundo trimestre, seguida da Oi, com 19%, e da Claro, com 12,7%. A Vivo ostentou uma margem de 11,8% no trimestre, um desempenho muito inferior aos 20,6% registrados um ano antes. Além de perdas com provisão para devedores duvidosos no valor de R$ 338,7 milhões no trimestre, a Vivo teve seu balanço prejudicado pelo aumento das despesas gerais e administrativas.

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