30.5.07

Mais notícias sobre a venda da Avaya

Convergência Digital


Os principais jornais dos EUA, entre eles, o portal CnetNews.com e o jornal The Wall Street Journal, publicam reportagens, tendo como fontes executivos supostamente envolvidos na negociação, onde afirmam que a companhia contratou o banco Credit Suisse para negociar a venda de parte ou do total das suas ações. A empresa, cujo valor foi estimado em US$ 6,1 bi, teria dois fortes interessados: Cisco e Nortel. No Brasil, A Avaya é responsável por grandes projetos IP e recém-contratou Cleber Morais, ex-Sun, para comandar suas atividades no país.

Segundo as reportagens, já houve uma rodada de negociações entre as empresas interessadas e o banco, contratado para cuidar da transação pela Avaya. Oficialmente, no entanto, a fabricante não quis se posicionar. A Avaya é resultante do spin-off da Lucent, ocorrido em outubro de 2000. No ano fiscal que encerrou em setembro de 2006, a fabricante reportou um lucro de US# 2,12 milhões e uma receita de US$ 5,12 bi. Atualmente, emprega 20 mil empregados.

As especulações em torno da possível venda da Avaya ganharam força na última sexta-feira, 25, quando analistas de mercados afirmaram que a fabricante seria uma 'candidata forte' para compra, num momento de consolidação de negócios entre operadoras e fornecedores no setor de telecomunicações. A empresa, além de ser rentável, possui um time de especialistas reconhecidos e uma carteira de clientes considerável - entre eles, o banco ABN Amro, que fechou um contrato mundial de telefonia IP, que deu para a Avaya Brasil, a liderança no mundo de portas IP corporativa a partir da migração dos ramais da instituição no país.

A consolidação de fornecedores não é novidade. A Avaya, hoje, está no papel de 'caça'. Mas, no ano passado, por exemplo, ela seria a 'caçadora', já que houve várias especulações com relação à possível aquisição pela fabricante da unidade de redes corporativas da Siemens, que oficialmente está à venda, desde que a empresa alemã anunciou a fusão com a Nokia.

A surpresa nessa 'disputa' pela Avaya é a presença da Nortel, empresa que também é considerável vendável. No entanto, é bom lembrar que a fabricante canadense fechou uma forte aliança comercial com a Microsoft, bastante interessada em 'ganhar posições' no mercado IP, e poderia estar capitalizando a Nortel para enfrentar a Cisco, também parceira da Microsoft em vários negócios, mas concorrente direta no mundo IP.

Nenhum comentário: