8.6.07

Mercado mundial de celulares registra alta de 14% no primeiro trimestre

IDG Now!

As vendas mundiais de celulares atingiram 257,4 milhões de unidades, no primeiro trimestre de 2007, segundo a consultoria Gartner. O montante é 14% superior ao registrado no mesmo período de 2006.

Para todo o ano de 2007 a consultoria prevê a venda de 1,15 bilhão de aparelhos em todo o mundo, o que representa um crescimento de 16% sobre o ano passado.

Segundo o balanço, o crescimento total foi estimulado pela alta demanda da China e do Japão, que colaboraram para o crescimento de 40% nas vendas da região Ásia/Pacífico (90,4 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2007).

Na América Latina, segundo o Gartner, as vendas relacionadas à atualização e reposição de aparelhos, não foram suficientes para compensar o declínio nas vendas para novos assinantes.

As vendas da região caíram praticamente 10 milhões de unidades em um ano, somando 24,6 milhões de celulares vendidos no primeiro trimestre. A soma representa uma redução de 29% em relação ao quarto trimestre de 2006 e de 2,4% em um ano.

As regiões do Leste Europeu, Oriente Médio e África alcançaram 43,9 milhões de unidades vendidas no primeiro trimestre do ano – alta de 6% em um ano.

O mercado norte-americano apresentou sua melhor performance de vendas desde o início da medição do setor pelo Gartner, em 2001. As vendas para consumidores atingiram 41 milhões de unidades, o que demonstra um crescimento de 2% sobre o primeiro trimestre de 2006. O resultado, Segundo a consultoria, se deve ao movimento de atualização de aparelhos pelos norte-americanos.

Na Europa Ocidental, as vendas somaram 42,9 milhões de unidades, uma alta de 4% em relação ao primeiro trimestre de 2006, o que revela uma queda já esperada na demanda pós-Natal.

A Nokia permanence na liderança no mercado, tendo vendido quase 92 milhões de celulares no primeiro trimestre, o que resultou em uma participação de 35,7% no mercado mundial – alta de 1,8% em um ano.

Na segunda posição, a Motorola registrou 47,5 milhões de unidades vendidas nos primeiros três meses do ano, ficando com 18,5% de participação – queda de 1,8% em relação ao mesmo período de 2006.

A Samsung está na terceira posição do ranking global com 32 milhões de celulares vendidos no primeiro trimestre e manteve 12,5% de participação, seguida pela Sony Ericsson, que registrou a venda de 21,7 milhões de terminais e um crescimento expressivo em market share - de 5,8% no primeiro trimestre de 2006 para 8,4% no mesmo período de 2007.

A LG, que ficou em quinto lugar no ranking, verificou uma queda de 0,3% nas vendas em um ano e atingiu 15,9 milhões de celulares comercializados no primeiro trimestre de 2007.

Nenhum comentário: