11.6.07

Número de clientes GSM no mundo atinge 2,5 bilhões, revela 3G Americas

IDG Now!

São Paulo - Aumento de usuários é de 400% em seis anos. Diariamente, um milhão de pessoas adere à GSM, tecnologia número um do mundo.

Os assinantes de serviços GSM atingiram a marca de 2,5 bilhões, informou a 3G Americas. O número de usuários cresceu 400% em seis anos, e a cada dia há mais de um milhão de adições nas tecnologias GSM, segundo a World Cellular Information Service.

O crescimento da tecnologia sem fio supera quase todas as outras inovações emergentes, de acordo com o presidente da 3G Americas, Chris Pearson. Atualmente, aproximadamente 37% dos habitantes do planeta utilizam a tecnologia GSM, segundo o Serviço de Censo dos EUA. Entre eles estão 130 milhões de usuários da versão de alta velocidade da tecnologia, o UMTS/HSDPA.

Entre as tecnologias GSM estão GPRS, EDGE e UMTS/HSDPA. A abrangência global e roaming internacional são algumas vantagens que garantem a liderança mundial da tecnologia, adotada por 85% dos usuários de telefonia móvel.

Na América Latina, o GSM assumiu a posição de liderança menos de 10 anos depois de ser lançada. De 1998 até 2000, foram atraídos mais de dois milhões de assinantes. Em dezembro de 2006, já eram contabilizados 200 milhões de usuários.

No total, desde maio deste ano, 169 operadoras em 71 países passaram a oferecer UMTS. Já a implementação de HSDPA, versão avançada do UMTS, foi feita por 117 operadoras em 59 países.

Basicamente todos os terminais que utilizam UMTS/HSDPA possuem a tecnologia EDGE como reserva. Com isso, os usuários têm roaming global e oferta de serviços de dados em alta velocidade.

Nenhum comentário: