6.6.08

Anatel oficializa revogação do edital do WiMAX


CONVERGÊNCIA DIGITAL

A Anatel encaminhou nesta quinta-feira, 5/06, para o Diário Oficial da União a revogação do edital de licitação do WiMAX, cujo processo foi paralisado há mais de um ano. A publicação é aguardada para esta sexta-feira. “Este é um passo importante porque vai possibilitar o tratamento da questão em novas bases”, enfatizou o presidente da Agência Reguladora, Ronaldo Sardenberg.

Este é o fim de uma história longa - e marcada por conflitos - entre as operadoras(concessionárias fixas) e a Agência Reguladora. No edital anterior, as concessionárias estavam impedidas de participar do leilão nas suas áreas de atuação. As empresas recorreram à justiça e ganharam o direito de participar do leilão. A Anatel, no entanto, decidiu não seguir adiante. Agora tudo terá que começar do zero.

O novo edital deve contemplar a questão da mobilidade na faixa de 3,5 GHz, posição já ratificada pela União Internacional de Telecomunicações. NO edital anterior, havia a previsão do uso apenas do WiMAX fixo.

Para os interessados no processo, a definição da Anatel, certamente, aumentará o preço da licença - que não deverá chegar ao custo cobrado pela freqüência de Terceira Geração. Para Luiz Cuza, da Telcomp, por exemplo, a inclusão da mobilidade é inevitável, assim como, a elevação do preço da licença. No entanto, ele insiste na tese de a Anatel preparar um edital que estimule a competição.

"A Agência pode criar regras e facilitar a entrada de players que queiram ou não usar o serviço de mobilidade. Isso pode reduzir o custo da licença em áreas onde existem um menor interesse em função da condição econômica", exemplifica o executivo.



Nenhum comentário: