4.8.08

Gartner estima que banda larga terá 499 milhões de conexões em 2012


CONVERGÊNCIA DIGITAL

O consumo mundial de conexões de banda larga crescerá de 323 milhões de conexões em 2007 para 499 milhões em 2012, de acordo com dados divulgados pelo Gartner. Segundo a consultoria, o consumo global de conexões de banda larga teve penetração de 18% nas residências no ano passado e, em 2012, registrará a marca de 25%.

Cinco países registraram 60% de expansão de banda larga nas residências em 2007, sendo que é esperado esse crescimento para 17 países, em 2012. Os cinco países com aumento em banda larga residencial acima de 60% são Canadá, Holanda, Suíça, Coréia do Sul e Hong Kong.

"Dependendo das condições específicas do mercado, disponibilidade dos dispositivos de Internet e o impacto contínuo da banda larga no estilo de vida dos consumidores, estimamos que alguns mercados terão expansão de banda larga chegando a 80% ou ainda mais", informa Amanda Sabia, principal analista de pesquisa do Gartner.

Apesar do estudo do Gartner não revelar dados específicos sobre o mercado brasileiro, pela última edição do Barômetro IDC/Cisco de Banda Larga, divulgado em março, o Brasil está bem distante desta realidade. O país, no levantamento da IDC, terminou 2007 com 8,1 milhões de conexões banda larga, o que significaria uma penetração de apenas 4%.

O quadro não é muito diferente na América Latina. Estudo da consultoria para a região, divulgado em maio, observou que a penetração do serviço na AL é de apenas 8% - cerca de 20 milhões de conexões foram contabilizadas em 2007. Comparando os dados do Gartner e da IDC, a AL representaria pouco mais de 8% do total mundial de conexões banda larga.

Nenhum comentário: