8.1.09

Crise afeta drasticamente receita global de serviços, mas área de dados mostra vigor


CONVERGÊNCIA DIGITAL

O estrago causado pela turbulência econômica atinge em cheio o setor de Telecom. O mercado de de serviços do setor, que nos últimos anos tem registrado taxas de crescimento em torno de 10%, em 2009 deverá crescer apenas 1%, muito impactado pelo serviço de voz, de acordo com relatório divulgado nesta quinta-feira, 08/01, pela Pyramid Research.

Apesar da redução drástica na taxa de crescimento, os consultores da Pyramid Research mostram otimismo. Eles acreditam que o mercado global das telecomunicações deverá se recuperar em 2010, motivado por uma combinação de fatores tais como o aumento da disponibilidade de pacotes multiplay e aparelhos versáteis, com preços competitivos, com os mercados emergentes proporcionando o dinamismo tão necessário à indústria.

O estudo "Global Telecom Services Revenue Forecast 2008-2013: Emerging Market Opportunities" (Previsão de Receitas dos Serviços Globais de Telecomunicações para 2008-2013: Oportunidades do Mercado Emergente), apresenta uma previsão completa para um período de cinco anos da receita global das telecomunicações por serviço.

O relatório apura que os serviços de voz terão o impacto mais negativo de 2009 enquanto que os aplicativos móveis sem uso de voz e o acesso à Internet de banda larga deverão continuar com crescimento significativo.É projetada uma redução de 3% no mercado total de voz, comparada com os 6% de expansão em 2008, enquanto que o mercado de dados, tanto por telefones fixos quanto móveis, irá atingir US$ 411 bilhões em 2009, um crescimento de 12% dos níveis de 2008.

"Dados móveis serão o principal mecanismo de crescimento, com aumento de receita de 15% para US$ 223 bilhões", observou Leslie Arathoon, Vice-Presidente de Pesquisas da Pyramid Research e co-autora do relatório. "O número de contas de banda larga, incluindo às de 3G, vai mais do que dobrar passando dos 965 milhões atuais para mais de 2 bilhões até 2013. Isso irá criar um importante mercado-alvo para o conteúdo digital, aplicativos e lucros com propaganda", atesta a analista.

O estudo da consultoria também apresenta o crescimento da receita dos serviços de telecomunicações por região. Ele indica que os mercados emergentes permanecem impulsionando o setor. "A penetração móvel global é agora de 60%, um número que, conforme nossa previsão, irá aumentar para 84% até 2013, liderado pelo crescimento na Índia e na China. Estes dois mercados juntos acrescentarão 829 milhões de assinaturas móveis de 2009 até 2013, 44% do total das adições líquidas mundiais durante aquele período", relatou Leslie Arathoon.

"Também projetamos que a receita do serviço regional de telecomunicações na Europa Central e Oriental, Ásia/Pacífico, África e Oriente Médio terá crescimento anual de cerca de 7%, enquanto que os mercados maduros da América do Norte e da Europa Ocidental terão impacto negativo causado pelo ambiente econômico deteriorado", completa a vice-presidente de Pesquisas da Pyramid Research.

O relatório "Global Telecom Services Revenue Forecast 2008-2013: Emerging Market Opportunities" faz parte da série de relatórios Global Market Perspective (Perspectivas do Mercado Global) preparados pela consultoria.



Nenhum comentário: