A Net espera crescimento acelerado após a compra da Vivax.
A empresa ainda não tem estimativas precisas sobre as sinergias que pode obter com a incorporação da Vivax em São Paulo, iniciada em junho.
"A idéia é integrar os sistemas da empresa (Vivax à Net) e então implantar a mesma estratégia de crescimento acelerado", disse o diretor financeiro da Net, João Adalberto Elek Jr., em teleconferência com analistas nesta quinta-feira para comentar os resultados da empresa no segundo trimestre.
"A tendência é puxar a margem da Vivax um pouco para baixo e usar a diferença em investimentos para aquisição de clientes", acrescentou.
A Net tem como meta ter margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) "da ordem de 26 a 28 por cento", disse o executivo.
No segundo trimestre, incluindo os efeitos da aquisição da Vivax na contabilidade, a margem caiu de 28,8 por cento há um ano para 20,1 por cento.
Sem a inclusão dos números da operadora, a margem da Net recuou para 28 por cento, dentro do teto das metas da empresa.
"Neste momento nós não revisamos nossa diretriz (de margem Ebitda) porque não temos uma visibilidade do que pode ser a nossa sinergia (com a Vivax), disse o executivo.
Em seu balanço referente ao período de abril a junho, a Net informa que as empresas "possuem infra-estruturas complementares e com quase nenhuma sobreposição".
A Net teve um prejuízo de 178,9 milhões de reais no último trimestre, ante lucro de 28 milhões no mesmo período de 2006, se forem considerados os dados da Vivax no balanço total. Sem os números da operadora comprada, a Net teve um lucro de 31 milhões de reais nos três meses até junho.
Segundo a companhia, a consolidação da Vivax teve efeito de 55,3 milhões de reais no Ebitda. A Net informou ainda que os ajustes nas contas não são recorrentes e, por isso, não ocorrerão nos próximos trimestres.
A Net encerrou junho com base de clientes de TV paga de 2,304 milhões, incluindo a Vivax. Há um ano, o volume de assinantes das duas empresas era de 1,974 milhão.
O presidente da Net, Francisco Valim, informou que "o consumo de televisão do Brasil está basicamente estacionado", apesar dos Jogos Pan-Americanos do Rio. "O Pan não tem o mesmo efeito de uma Copa do Mundo no Brasil."
Ele explicou que a estratégia de crescimento é focada em aumento de canais de venda, ampliação de número de vendedores e melhoria das equipes técnicas. Uma das expectativas da empresa é levar o serviço de telefonia Net Fone para a área da Vivax, interior de São Paulo, a partir "do início do quarto trimestre".
TVA/TELEFÔNICA
Valim criticou a aprovação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) da compra de parte da rival TVA pela Telefônica, ocorrida na véspera.
"O objetivo das teles é dominar todas as plataformas. Elas não gostam muito de competição", disse o presidente da Net, que também opera serviços de telefonia e acesso rápido à Internet.
A Net teve um salto de 75,4 por cento no número de clientes de banda larga no segundo trimestre, para 1,119 milhão. Enquanto isso, na telefonia pela Internet (VoIP) a empresa tinha 353,7 mil assinantes, ante 49 mil há um ano. Esses usuários representam 32 por cento da base da banda larga.
Com o crescimento da base de clientes, a receita líquida da companhia avançou 28 por cento sobre igual período de 2006, para 698 milhões de reais no trimestre passado.
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