Há muito desenhando uma estratégia para entrar no mercado de acesso à Internet, a TIM anuncia dois novos produtos que prometem acirrar a disputa da operadora móvel com as concessionárias de telefonia fixa no mercado de acesso discado à Internet, via linha telefônica tradicional, e também no ADSL de baixa velocidade - até 256 Kbps.
Isso até que a operadora, informa o seu presidente, Mario Cesar Araujo, possa ter acesso às freqüências de Terceira Geração e aumentar a 'briga' para velocidades maiores de conexão. "Espero que ainda este ano possamos ter 3G", declarou, em teleconferência realizada com a imprensa para o anúncio oficial dos novos serviços.
A partir de segunda-feira, 09/07, os novos serviços já estarão disponíveis nas principais capitais do país, e num prazo mais curto possível, em toda a sua área de atuação. São dois, os pacotes: o TIM Mais Completo, que reúne os serviços de telefonia móvel, telefonia residencial (TIM Casa) e acesso à internet para clientes pós-pagos da operadora, e o TIM Web, de acesso à Internet via laptops e desktops, através de modem USB, fornecido pela Huawei, ou de placas PCMCIA, fornecidas pela Sony Ericsson.
O TIM Web possui um diferencial e incrementa a briga nas próprias operdoras móveis GSM: ele poderá ser contratado por clientes de outras operadoras GSM/GPRS/EDGE, que queiram acesso à conexão Internet. "É uma forma desse cliente testar a qualidade do nosso atendimento. Também é a maneira de dar a esse consumidor, mobilidade e portabilidade", afirmou Mario Cesar Araujo, em teleconferência realizada nesta quinta-feira, 05/07.
Os pacotes ficarão disponíveis nos 2466 municípios onde a TIM possui rede GPRS - velocidade média de acesso a 50Kbps - capaz de disputar clientes com a telefonia fixa ou voltada para atender ao consumidor que não possui um telefone fixo em casa. "Mais de 40% dos lares brasileiros não têm telefones fixos, mas têm um celular. Agora eles podem, também, se tiverem o computador, acessar à Internet. Estamos levando um serviço para quem não tem", destacou Mario Cesar Araujo.
A TIM também terá o produto nos mais de 1000 municípios onde há a velocidade EDGE - média de conexão a 250Kbps, já capaz de disputar com o ADSL de menor velocidade. "Muitos dessas localidades as operadoras fixas não têm ADSL. Nós poderemos prover o serviço de conexão de dados para acesso à Internet. É um potencial de geração de novos negócios", ressaltou ainda o presidente da TIM.
Paralalelamente a operadora aguarda, ansiosa, pela liberação das freqüências de Terceira Geração. "Os produtos estão adequados para 3G. Acontecendo o leilão, que espero ocorra ainda este ano, vamos aumentar a velocidade e levar o serviço para a nossa rede", completou Araujo. Questionado sobre o leilão das freqüências WiMAX, o executivo disse que a influência dele no serviço será menor. "Mantemos interesse, mas queremos 3G".
Nesta primeira fase, a TIM não está ainda usando a licença de telefonia fixa - STFC - obtida junto à Anatel. "Estamos em processo de negociação de interconexão com as operadoras fixas e todos sabemos que essa etapa não é simples. Tão logo, eu possa usar a minha licença, vou usar. Acredito que possa acontecer em paralelo à nossa entrada no mercado de Terceira Geração, que espero aconteça ainda este ano", reiterou Mario Cesar Araujo.
Questionado sobre valores de investimentos, o presidente da TIM disse que não teria como quantificar, uma vez que a operadora precisou adequar à rede para o serviço e, para a expansão para 3G quando possível, adequar o billing e importar os lotes de modems USB e placas PCMCIA para suportar a estratégia de lançamento dos pacotes. "Os recursos estão dentro dos R$ 5,7 bi previstos para investimentos pela TIM no Brasil entre 2007 e 2009", afirmou o executivo.
Fidelização
Inicialmente o presidente da TIM Brasil acredita que os pacotes irão ter a adesão dos próprios clientes da operadora no pós-pago. A TIM trabalha na adaptação desses pacotes para o mercado empresarial e também para os clientes do pré-pago. No TIM Mais Completo, o prazo de fidelização será de 18 meses. No TIM Web, a exigência cai para 12 meses. Em ambos, o custo do MB excedente será de R$ 0,25. O consumidor terá direito a:
·120 minutos de chamadas locais de voz para celulares ou telefones fixos;
·200 minutos de chamadas para números fixos locais (a partir da área TIM Casa);
·acesso à Internet para o computador do cliente com 250 MB por mês (pacote de dados);
·e ainda 60 TIM Torpedos, 60 TIM FotoMensagens e 40 minutos em ligações recebidas em roaming.
Como promoção de lançamento, quem aderir ao TIM Mais Completo com todos estes benefícios pagará apenas R$ 99,00 durante os seis primeiros meses. Se fizer o pacote de fidelização de 18 meses, o cliente também recebe grátis um minimodem USB para acesso sem fio à Internet, e ainda ganha desconto em aparelhos celulares. O serviço não exige a contratação de um provedor de acesso à Internet.
Após o período promocional, o custo mensal do TIM Mais Completo será de R$ 129,00. O pacote oferece ainda o TIMChip dedicado para o uso de dados e outro para voz. A idéia é oferecer o conforto do ADSL: não há linha ocupada. É possível falar ao telefone e navegar na Internet.
Já o TIM Web é um plano Pós-Pago para conexão sem fio à Internet. Não há necessidade de pagar por um provedor de acesso, não há comprometimento mensal com planos de voz para a sua contratação.
Já o TIM Web é um plano Pós-Pago para conexão sem fio à Internet. Não há necessidade de pagar por um provedor de acesso, não há comprometimento mensal com planos de voz para a sua contratação.
São três os pacotes de dados disponíveis no TIM Web, que oferece ainda descontos na aquisição do minimodem ou da placa PCMCIA. A TIM informa que os clientes que aderirem até 31 de agosto de 2007 têm preços especiais durante os seis primeiros meses. Nesses pacotes, a fidelização é de 12 meses.
·O pacote de 1 GB custa R$ 49,00 e inclui grátis um minimodem USB ou placa PCMCIA.
·O pacote de 250 MB sai por R$ 19,00 e o custo do minimodem ou da placa é de R$ 199,00.
·O pacote de 40 MB custa apenas R$ 9,90 e o dispositivo sai por R$ 389,00.
Após os seis primeiros meses de uso do serviço, os valores passam para R$ 69,00 (1 GB), R$ 29,00 (250 MB) e R$ 19,00 (40 MB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário