INFO
O México abriu investigações antitruste na área de telecom, setor dominado no país por Carlos Slim.
Uma investigação envolve a América Móvil, empresa de telefonia móvel de Slim, que detém 70 por cento do mercado mexicano de celulares.
O caso surge após promessas do presidente Felipe Calderón de ampliar o crescimento econômico pelo aumento da competição em setores-chave como o de telecomunicações. Economistas afirmam que a expansão do PIB do México tem sido prejudicada por altos custos na telefonia.
Competidores reclamam que a América Móvil cobra caro demais para permitir a passagem de chamadas telefônicas móveis por sua rede. Embora a comissão antimonopólio mexicana não tenha mencionado a empresa de Slim pelo nome, a autarquia informou estar investigando as tarifas de interconexão de celular.
Em um comunicado publicado no jornal do governo, a comissão também disse que está fazendo outra investigação sobre práticas monopolistas no mercado de Internet banda larga.
A companhia de telefonia fixa de Slim, a Telmex, tem cerca de 60 por cento do mercado de Internet rápida do México e opera mais de 90 por cento das linhas fixas do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário