CONVERGÊNCIA DIGITAL
Apesar de ainda estarmos nos primeiros dias do mercado de televisão sobre Protocolo de Internet (IPTV), as operadoras de serviços foram seduzidas pela oferta de que essa tecnologia proporciona de uma interessante porta de entrada para os serviços triple play. A IPTV está emergindo rapidamente como a palavra-chave na indústria de telecomunicações da América Latina, pois um grande número de operadoras já começou ou a testar o mercado ou pretende fazê-lo em breve.
Uma nova análise da consultoria Frost&Sullivan intitulada "Mercados de Serviços de Televisão sobre Protocolo de Internet na América Latina" revela que os serviços de IPTV estão começando a ser objeto de ampla implementação na região, na medida em que as tradicionais operadoras de serviços de telecomunicações vem tentando finalizar uma oferta de serviços triple play.
Alguns dos principais grupos e operadoras que já implementaram esse serviço incluem a CTV, no Panamá; a Brasil Telecom, no Brasil; e a Telsur, no Chile. Outras operadoras de toda a região têm planos de trilhar este caminho ou estão em fase de testes.
"As tradicionais operadoras de serviços de telecomunicações estão sentindo cada vez mais o calor da concorrência das provedoras de serviços de TV a cabo que agrupam serviços de TV, Internet, e telefonia", explica Ignacio Perrone, Gerente de Indústria da Frost & Sullivan. "Para manter sua fatia de mercado e reduzir a rotatividade entre clientes, elas talvez também tenham que pular no vagão da IPTV e aumentar sua partilha de receitas entre sua base", completa o analista.
Como estão lidando com um mercado emergente, as vendedoras de serviços serão pressionadas pela maciça demanda e pelo fato de terem de operar com uma infra-estrutura não testada. Porém, elas poderão melhorar as soluções através de joint ventures e aquisições. Independentemente dos desafios associados a um mercado emergente, os participantes recém-chegados ao mercado em muitos países terão de lidar com barreiras regulatórias.
Embora a América Latina esteja passando por um período de transição, com as autoridades abordando essas questões, e muito provavelmente solucionando-as, pode levar um tempo até que a IPTV se torne completamente viável. Isso poderá atrasar significativamente o tempo de entrada no mercado de muitas provedoras de serviços.
"Restrições à difusão de vídeos no Chile ou no Brasil, ou restrições aos serviços triple play na Argentina são exemplos dos obstáculos que a IPTV está enfrentando" observa Perrone. "As tradicionais provedoras de serviços de telecomunicações devem defender agressivamente a IPTV perante as entidades reguladoras de cada país como parte de uma tendência de convergência mais ampla que já afeta a indústria, de modo a apressar a transição regulatória", complenta o analista.
Relatório do Gartner observa que o mercado de IPTV deverá fechar 2008 com 19,6 milhões de clientes mundialmente, número pequeno, admite a consultoria, mas 64% superior ao registrado em 2007. O Leste Europeu e os Estados Unidos são os maiores usuários da tecnologia. O faturamento previsto para a área é de US$ 4,5 bilhões, um incremento de 93,5% em relação ao ano passado.
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