25.9.07

Empresa escuta ligações pela internet para distribuir anúncios


O Globo

NOVA YORK. Empresas como a Google examinam as caixas de entrada dos usuários de seu serviço de e-mail para distribuir propaganda relacionada às mensagens. Será que as pessoas vão permitir que isso seja feito com suas conversas telefônicas? Essa é a proposta da Pudding Media, que ontem apresentou um serviço telefônico a ser sustentado por anúncios ligados às chamadas de usuários. O serviço é semelhante ao Skype, de telefonia pela internet. Ao contrário da maioria desses serviços, em que as ligações são cobradas por sua duração, o da Pudding Media é gratuito.

Em troca, a empresa vai ouvir as ligações, de modo a exibir na tela anúncios relacionados à conversa. Um software de reconhecimento de voz monitora as chamadas, seleciona anúncios com base no que escuta e os mostra no computador do usuário. Uma conversa sobre cinema, por exemplo, vai puxar críticas e anúncios das estréias.

Essa idéia, claro, levanta questões sobre violação de privacidade. Até executivos da área de publicidade mostram reticência.

Temos de analisar a situação, porque ficamos mais invasivos a cada nova tecnologia disse Jonathan Sackett, diretor digital da agência Arnold Worldwide.

Ariel Maislos, diretor-executivo da Pudding Media, argumenta que os jovens, seu público-alvo, estão menos preocupados com privacidade que os mais velhos.

O serviço, disponível em www.thepudding.com, ainda está em teste. A Pudding Media está oferecendo a tecnologia a outras empresas de mídia.


Nenhum comentário: