31.8.08

Pesquisa aponta o que falta para pagamento pelo celular deslanchar


CONVERGÊNCIA DIGITAL

A TNS InterScience realizou uma pesquisa para avaliar o impacto das novas tecnologias de meios de pagamento, como o Contactless (sem contato) e o Mobile Wallet (uso do celular no lugar do plástico), mostrando de que forma elas poderiam contribuir para aumentar o share dos cartões de crédito frente ao dinheiro.

O levantamento, realizado na cidade de São Paulo, com pessoas bancarizadas de 25 a 55 anos, das classes A2, B e C, possuidoras de cartão de crédito e que se enquadram na categoria "future shapers" (consumidores informados e ativos que agem como influenciadores) de cartões de crédito.

O mobile payment (pagamento móvel) desponta como a maior aposta das emissoras de cartões e instituições financeiras nos próximos anos. O Brasil tem 102 milhões de cartões de crédito, 130 milhões de celulares e mais de 70 milhões de contas correntes ativas.

Usar o celular como cartão de crédito no lugar do plástico foi um recurso avaliado pelos entrevistados "maduros" como uma forma segura de pagamento, uma vez que o plástico não aparece na transação, impossibilitando sua identificação por outras pessoas, explica o gerente de negócios da TNS InterScience, Felipe Menezes.

Já os jovens, embora não entendam totalmente o conceito, associam o pagamento móvel à tecnologia atualmente em uso no Japão e a classificam como "inteligente" e "prática", uma vez que pode ser levada a lugares onde eles normalmente carregam pouco volume, como praia, balada, shows e cinema.

A percepção geral do funcionamento é que um chip colocado no celular é lido pelo POS no ponto de venda. Mesmo sendo visto pelos entrevistados de forma positiva, já que é associado a uma evolução, também há ressalvas.

"O estudo detectou que o grau de confiança na segurança do sistema financeiro é maior do que na telefonia celular, ou seja, observou-se um certo desconforto em relação à essa possível dependência", explica o executivo.

"Solucionadas potenciais barreiras culturais envolvendo questões como segurança e eficácia nos pagamentos, essas tecnologias se tornarão uma tendência inevitável no mercado", conclui Menezes.

Segundo o estudo GTI, realizado pela TNS em 20 países em novembro de 2007, 27% dos usuários de celular têm interesse na utilização no pagamento móvel nos 12 meses subsequentes à data da pesquisa.



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