Vivo fecha acordo para lançamento exclusivo do Blackberry Curve 8300 por 30 dias no Brasil. Os terminais estão disponíveis a partir desta quarta-feira, 25/07, nas lojas da operadora. Para ganhar mercado, a tele adotou uma estratégia agressiva de preços - montando combos com terminal e serviços de voz e dados, assim como, negociou o primeiro contrato de suporte técnico local gerenciado pela própria Research in Motion, fabricante do smartphone.
A parceria entre a Vivo e a RIM foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 24/07, na capital paulista. De forma bem objetiva, a RIM deixou claro que não tem planos de abrir escritório no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, uma vez que este não é o metódo de operação da companhia.
No entanto, como frisou Oscar Castellanos, diretor comercial da RIM, o mercado da América Latina é o que apresenta maior taxa de crescimento - superando Europa e Estados Unidos - para a fabricante, que é a número 2 na oferta de smartphones, celulares inteligentes, com nove milhões de clientes. A primeira do ranking é a Nokia, que na semana passada lançou uma nova linha -a ESeries.
Suporte local
Mais do que escolher a Vivo para fazer o lançamento do Blackberry Curve 8300 no Brasil - o primeiro da RIM com câmera fotográfica e com tamanho reduzido nas plataformas GSM/GPRS e EDGE - por um período inicial de 30 dias, a RIM também escolheu a operadora para ser a primeira a ter técnicos preparados e contratados pela fabricante para a oferta de suporte técnico local aos clientes. Inicialmente, explica Castellanos, serão cinco especialistas. Mas, este número poderá crescer em função da demanda.
Com relação às outras operadoras - a RIM possui parceria com a TIM e com a Claro - a fabricante deixou claro que a iniciativa de suporte local também deverá ser negociado, mas que, até o momento, não há nenhuma iniciativa neste sentido. "É claro que a demanda dos smartphones será grande no Brasil. E que o suporte técnico será um diferencial. Portanto, vamos expandir essa área", declarou Castellanos. O executivo, no entanto, não quis comentar sobre a possibilidade de vir ou não fabricar localmente o equipamento no Brasil.
Para aproveitar o período de exclusividade, a Vivo decidiu fazer uma agressiva campanha de vendas. O custo real do terminal é de R$ 1999,00, mas para os clientes do plano pós-pago Vivo Escolha 350, o terminal poderá sair a R$ 749,00. O pacote de dados Blackberry permite sincronizar em tempo real até 10 contas de e-mail POP3 e IMAP e a Vivo dará navegação ilimitada na Internet por R$ 69,90,mensal.
"Não há restrição de download de aplicativos no blackberry porque ele é baseado em software aberto, mas a Vivo não se responsabiliza por programas muito pesados que forem baixados pelos clientes. A rede de transmissão é EDGE. Para o produto ao qual o Blackberry é campeão - o e-mail em tempo real - ela é mais do que suficiente e veloz", afirmou o vice-Presidente Executivo de Operações da Vivo, Paulo Cesar Teixeira.
MotoQ: vendas continuam
Esse é o terceiro modelo que a Vivo comercializa da RIM desde que lançou a rede GSM, em março para os clientes pós-pago. Os primeiros modelos foram o Blackberry Pearl, com foco nos clientes individuais, e o Blackberry 8700. Teixeira não quis revelar quantos smarthpones já foram vendidos, tampouco adiantou os números relativos ao MotoQ, smartphone da Motorola, lançado em outubro do ano passado, na tecnologia CDMA.
"Que fique bem claro não estamos dizendo que não vamos mais vender o MotoQ que é um sucesso. Nem que vamos deixar de investir no EV-DO. Ao contrário, nunca vendemos tantas placas de banda larga e/ou modems na tecnologia CDMA. Mas, estamos ampliando a nossa oferta de smartphones, que acreditamos será o grande mercado pessoal, para quem tem grande consumo de voz e dados, e no mercado corporativo", declarou Teixeira.
Pesquisa revelada pela Vivo, do Yankee Group, prevê que 113 milhões de smartphones serão vendidos em 2007 mundialmente. O Brasil deve ter, hoje, cerca de 200 mil smartphones ativados, e chegará ao final do ano com aproximadamente 300 mil nas contas da Vivo. Para 2008, a expectativa, conservadora na visão da operadora, é que o País alcance a marca de 800 mil smartphones ativos.
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